Os 6 Maiores Shows e Bandas do Rock n Rio

O Rock n Rio é um festival puramente brasileiro com sua primeira edição em 1985. Há mais de trinta anos, os shows e bandas do Rock n Rio são presenciados por mais de cem milhões de espectadores no Brasil e em outros lugares do mundo.

Neste artigo iremos focar nos maiores shows que o Rock n Rio trouxe em suas edições no Brasil.

Continue com a leitura desse texto e fique sabendo dos shows históricos que este evento já realizou.

Shows e bandas do Rock n Rio: um breve histórico

Como dito anteriormente o Rock n Rio surgiu em 1985 e, antes mesmo de ter a “cidade do rock” o evento acontecia no estádio do Maracanã localizado no Rio de Janeiro.

A primeira edição contou com os shows de bandas apoteóticas que fizeram história no Rock n Roll mundial:

1-Queen

Para muitos o Rock n Rio foi considerado o Woodstock brasileiro, pois, o país estava saindo de um sistema governamental de ditadura militar que perdurava por mais de vinte anos.

Ter no Brasil bandas com sucessos mundiais grandiosos, eram uma evolução para a cultura e sociedade daquela época.

A primeira edição do Rock n Rio contou com vários artistas consagrados daquela época, dentre eles, no Line Up estava o Queen.

Para os profissionais de som que trabalharam na primeira edição do Rock n Rio, os equipamentos oriundos de outros países eram simplesmente uma aula gratuita de como se deve tratar de sons de bandas e que o Brasil deveria tinha que evoluir bastante.

O show do Queen contou com mais de duzentos e cinquenta mil pessoas prestigiando o vocal com mais de oitos tons vocais do Freddie Mercury, as técnicas peculiares Brian May e os solos de bateria inconfundíveis de Roger Taylor.

2-Guns n Roses

A segunda edição do Rock n Rio no Brasil também contou com shows memoráveis com vários artistas consagrados daquela época, porém uma banda no auge lotou o Maracanã, o Guns n Roses.

A banda, que já vinha com um sucesso considerado do álbum Appetite for Destruction, tinha acabado de lançar o duplo álbum Use Your Illusions um e dois.

O Guns n Roses estava no auge do seu sucesso e o Rock n Rio forneceu a banda duas noites memoráveis para quem estava presente naquelas datas.

3-Cássia Éller

O Rock n Rio de 2001 contou com mais participações de artistas nacionais, com isso, vale ressaltar a grande apresentação da Cássia Éller naquele ano.

A artista estava em ascensão e o Rock n Rio ajudou a consagrá-la. O show da Cássia, daquela edição do Rock n Rio, contou com voz e violão da cantora a um cover fantástico da musica Smells Like Teen Spirit do Nirvana.

A versão ficou excelente que a cantora recebeu os parabéns pessoalmente do próprio ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl. O qual estava também no evento com sua banda, o Foo Fighters.

4-Metallica

O ano de 2011 contou com a participação de uma banda de Thrash Metal consagrada, o Metallica.

Os experientes James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e o Robert Trujillo sacudiram a cidade do Rock a qual já era espaço do Rock n Rio utilizado até hoje.

O Metallica tocou os seus clássicos com uma chuva de bolas customizadas com o logo da Banda. Quem levou umas das bolas para casa tem uma recordação incrível daquele show.

5-Rihanna

A cantora, revelação do R&B, mostrou na edição de 2015 no palco mundo do Rock n Rio que veio para ficar.

Rihanna cantou seus maiores sucessos para o público com mais de cem mil pessoas e, deixou bem claro que seu lugar de uma das maiores estrelas do pop mundial já estava traçado.

6-Red Hot Chilli Peppers

Na edição deste ano do Rock n Rio, o encerramento contou com a banda com mais de trinta anos de estrada, o Red Hot Chilli Peppers.

A banda tocou para mais de duzentas mil pessoas com seus maiores sucessos como: By the Way, Californication e Give it Away.

Muitas pessoas consideram um dos melhores shows da edição de 2017 do Rock n Rio no Brasil.

Os show e bandas do Rock n Rio caracterizam-se pela diversidade em culturas, gêneros musicais e tipos de públicos. O evento faz por merecer o seu slogan: por um mundo melhor.

Além destes shows citados, vale recordar de outros como:

  • Iron Maiden na edição de 1985;
  • Faith no More na edição de 1991;
  • Britney Spears na edição de 2001;
  • System of a Down na edição de 2011;
  • Paralamas do Sucesso na edição de trinta anos do festival, em 2015;
  • Fergie e Pablo Vittar na edição de 2017.

Em todas as edições do Rock n Rio, apresentaram-se bandas renomadas nacionais e internacionais de grande respaldo.

Os maiores shows e bandas do Rock n Rio, com certeza, ficarão para a história dos festivais de música do mundo, pois, o evento é considerado um dos maiores do planeta.